Durante os meses de setembro e outubro, a plataforma digital “Árvore de Livros” realizou o “Prêmio Viajantes Literários”, voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O concurso reuniu participantes de todo o país e a aluna do 8º ano do Ateneu Barão de Mauá, Maria Clara Rodrigues foi a campeã da competição. Ela terá seu conto publicado em livro.
O concurso cultural visa estimular a leitura, gerar conhecimento sobre a literatura infanto-juvenil, estimular a produção textual dos alunos e reconhecer professores e escolas engajadas na missão de melhorar os índices de leitura do Brasil.
Segundo a campeã, a competição contou com várias etapas, entre elas, leituras de obras na plataforma, envolvendo o tema: “Quanto tempo dura o eterno”? Os participantes ainda realizaram três atividades e no final escreveram contos. “Em minha opinião, a última etapa foi a mais difícil, pois nunca tinha escrito um texto deste gênero, apenas poemas. Participar deste concurso foi incrível, principalmente porque tenho uma paixão imensa pela leitura e pela escrita, o que contribuiu para a conquista”, disse.
Para a professora Andréia Conti, os alunos produziram belíssimos contos sobre a temática e o resultado foi maravilhoso, culminando na vitória da Maria Clara. “Participar desse projeto foi muito significativo para mim e para os alunos. Aprendemos juntos e partilhamos momentos de leitura e reflexão. Os alunos embarcaram comigo nessa aventura, foram responsáveis, organizados, realizaram as atividades e produziram lindos textos. Agradeço imensamente a todos os envolvidos. O sucesso no projeto é de todos nós”, afirma.
Confira depoimentos de outros alunos do Ateneu, que participaram do concurso.
“A plataforma me proporcionou muitos sentimentos bons e experiências incríveis!
As atividades me relembravam o passado e as leituras proporcionaram a interação da minha família. Minha mãe me ajudou muito e se divertiu tanto quanto eu com as leituras realizadas.
Propostas de atividades com temas que nos fizeram pensar muito, como “quanto tempo dura o eterno? ” Pensei por horas até chegar a uma conclusão sobre o assunto.
Fizemos um mapa mental sobre o passado! Acho que foi a atividade mais legal de fazer.
Nossas aulas de redação foram muito gostosas e divertidas, debatendo sobre as atividades.
No aplicativo, existem diversos livros, eu particularmente amei as biografias!
Em geral, todos os livros me chamaram atenção. Foi uma experiência de muita aprendizagem. Li muitos livros e conquistei o primeiro lugar no número de leituras realizadas. Esse resultado foi motivo de muita felicidade aqui em casa. Me empenhei muito!
Os textos da nossa escola ficaram incríveis, todos nós nos dedicamos e o resultado é mais do que merecido”! (Anna Júlia Marçal - aluna que mais leu livros na plataforma)
“Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, pois nos permitiu refletir sobre coisas que na correria do dia a dia nunca pararíamos para pensar.
Eu me entreguei de corpo e alma. Fiz muitas leituras e elas foram muito significativas para mim”. (Maria Eduarda Carneiro - segundo lugar no ranking de leituras realizadas)
“A Árvore de Livros é uma plataforma que disponibiliza livros e atividades que podem ser feitas através da leitura. Nós, do 8° ano, adoramos participar, pois criou uma parceria muito bonita entre todos. O tema foi uma escolha inteligente, pois fez com que encontrássemos as nossas profundas emoções. Tivemos muitos textos emotivos que faziam com que pensássemos com mais cuidado sobre o futuro. Nós não tivemos dificuldades para escrever, pois as atividades e a professora ajudaram bastante. Todos deveriam ter a oportunidade de participar deste projeto, pois incentiva a leitura e a escrita.
Assim que a professora nos contou sobre a Árvore de Livros minha cabeça já começou a borbulhar sobre como seria. Eu gostei muito da plataforma!
Quando comecei a escrever não precisei pensar muito para ter uma ideia. Gosto muito de escrever romances e dramas. O tema me trouxe uma dúvida, "os sentimentos são mesmo eternos? Podemos amar alguém para sempre?" Mas para isso eu não achei uma resposta, mas tenho uma certeza: quando descobrir, escreverei sobre isso”! (Larissa Betini)
“Olá, sou a Bruna, aluna do 8º ano do Ateneu Barão de Mauá. Gostei muito de ter participado do concurso Viajantes Literários, pois me fez refletir sobre temas que nunca tinha parado para pensar, como o tema do conto “Quanto tempo dura o eterno? ”
Eu só consegui escrever sobre esse tema porque fiz leituras no aplicativo “Árvore de Livros”. A leitura foi essencial para um bom texto. Gostei de ter auxiliado a professora Andréia passando atividades para a turma. Enfim, esse concurso foi mais que uma competição. Aprendemos a trabalhar em equipe! Aprendizado que levaremos para a vida! Por fim, não posso esquecer de falar da ganhadora, a Maria Clara Romero, minha amiga, que fez um texto lindo inspirado na escritora Clarice Lispector”. (Bruna Barbosa)
“O projeto Árvore de Livros, desenvolvido pela professora de redação Andréia Conti, teve o apoio dos 8º anos para sua realização.
O projeto envolveu todos os alunos e permitiu que, por meio de suas atividades, pudéssemos nos expressar. Ler os livros disponibilizados e indicados pela plataforma (pelo app ou pelo computador) foi muito bom. Na minha opinião, o projeto foi trabalhoso, exigiu do aluno criatividade e também ajudou a entender o mundo por trás dos textos.
Os contos feitos por nós nos renderam, além de um maior conhecimento sobre a leitura, momentos excelentes juntos com a professora, que nos cobrou e mostrou o poder das palavras. As informações sobre o projeto e atividades foram dadas durante as aulas de Redação e também por meio da nossa colega Bruna Barbosa. Ela foi peça fundamental no sucesso de todos os envolvidos.
Enfim, o projeto foi aprovado, pois deixou a aula mais divertida e diferenciada, utilizando outros métodos além daqueles presentes na apostila”. (Arthur Saldanha)
“Achei o tema do projeto "quanto tempo dura o eterno" muito interessante, pois realmente não sabemos mensurá-lo: sua durabilidade pode ser de muitos anos ou de apenas um segundo.
A leitura realizada por meio da plataforma foi essencial, pois ampliou nosso olhar sobre o mundo, conhecemos novas palavras, entre muitas outras coisas. Achei o projeto super legal para mostrar como escrever um conto e revelar nossas experiências por meio da escrita”. (Emily Brigo)
Postada em 25/11/2019 por Rogéria Carla Gamba
Jornalista:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890