A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, estão entre as propostas. Pensando nisso, nos dias 22, 24 e 25 de março, os estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio do Ateneu realizaram uma atividade de integração com os alunos dos nonos anos.
“Foi bem legal a integração realizada entre as primeiras séries do Ensino Médio e os nonos anos. Os alunos puderam, além da socialização, trocar saberes, compartilhando o que estão estudando e assim os nonos anos estão tendo a oportunidade de conhecer a proposta do Novo Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Médio Prof.ª Marta Fiori.
O Prof. Henrique Ferreira explica que os alunos do Ensino Médio realizaram uma aula teórica para as turmas dos 9º anos com o intuito de mostrar as partes dentárias, os componentes da pasta de dente, as principais doenças causadas pela má escovação e as curiosidades sobre o histórico da pasta dental. Após isso, foram levados para a produção da sua própria pasta caseira, ecológica e saudável com a ajuda dos alunos do curso. Ao final, levaram suas pastas para casa.
“Além da interação entre os alunos do Ensino Médio e do Fundamental II, o objetivo da atividade foi mostrar toda a parte ecológica e natural de uma pasta dentária e ensinar que podemos realizar procedimentos caseiros para fugir da industrialização em excesso, e mesmo assim, obter um bom resultado. Para a criação da pasta eles pesquisaram sobre todos seus componentes e indicações para seu uso. É importante ressaltar que por mais que a pasta seja de total segurança para seu uso, ela não foi produzida em locais e com materiais de higiene controlada para que garantisse sua segurança”, relata o professor de Química.
Outra atividade do evento foi a “Pegada Ecológica. O Prof. Carlos Noccioli ministra aulas de Geografia e esclarece que com a evolução do capitalismo, a exploração dos recursos naturais, o consumo, a geração de resíduos e a degradação ambiental aumentaram vertiginosamente, ampliando de modo significativo as marcas, os rastros ou as pegadas dos seres humanos no meio ambiente.
“Para mensurar os impactos provocados pelas atividades humanas na natureza, pesquisadores desenvolveram, no começo da década de 90, o conceito de pegada ecológica. Por meio dela, as pessoas podem compreender, de forma mais prática, qual é a extensão territorial e a quantidade de recursos naturais necessários em média, para sustentar seu estilo de vida. Se o seu padrão de consumo está dentro dos limites do planeta, ou seja, de sua biocapacidade”, expõe.
Daniela Mioto, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II falou sobre a importância da atividade. “A Integração é um excelente momento para o aluno conhecer como funciona o Ensino Médio e seus professores. Os alunos dos nonos receberam este momento com muita curiosidade e alegria”, finaliza.
Postada em 13/04/2022 por Rogéria Carla Gamba
Jornalista:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa:
(16) 3968-3890