Sempre pensando no futuro de suas crianças, o Ateneu Barão de Mauá fornece ferramentas para que elas possam se desenvolver a fim de alcançar um futuro cheio de conquistas e sucesso. Um dos diferenciais de ensino mais elogiados é o Programa bilíngue.
De acordo com a professora Juliana Duarte do Vales, que ministra aulas de inglês para as turmas da Educação Infantil e do Fundamental I e II, as aulas bilíngues do Ateneu são diárias, com metodologia ativa, material apropriado para cada faixa etária e com ensino voltado para as necessidades dos alunos. Tudo isso em um formato lúdico, eficiente e divertido.
“Atividades como cantar, dançar e desenhar são um grande estímulo para que as crianças se soltem e consigam aprender um novo idioma. Além de estímulos visuais, materiais e tecnológicos”, afirma.
Segundo Lucimara Coelho Gianini, que ministra aulas de inglês no Ensino Fundamental I e II, o Ateneu adotou o Programa Bilíngue do Cel.lep, uma empresa conceituada e experiente no ensino do idioma.
“O material didático é exclusivo e especializado, com ênfase em conteúdos interdisciplinares e temas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular”, comenta.
Importância do inglês
Ainda de acordo com Lucimara, de forma ampla, o inglês contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio, capacidade de concentração e socialização da criança.
Além disso, ela chama atenção para a importância da língua no âmbito mundial.
“Por motivos diversos, o inglês é o mais utilizado no mundo para a comunicação. Os adolescentes que têm fluência nessa língua possuem vantagens na área acadêmica, como por exemplo, cursar um ano do ensino médio no exterior”, ressalta.
No mercado de trabalho, isso não é diferente. “É imprescindível o domínio da língua inglesa para alcançar os melhores salários e posições em empresas de grande porte”, complementa.
Qual a idade ideal para começar a aprender inglês?
Muitos pais e responsáveis se perguntam qual é o momento certo de a criança aprender a língua inglesa.
Para Juliana, o ensino bilíngue deve ser iniciado desde a primeira etapa da educação infantil, já no maternal.
Isso porque, quanto mais precoce for o contato do aluno com uma segunda língua, maior será sua chance de se tornar fluente.
“A infância é a fase de adaptação das crianças ao mundo externo. A aquisição de uma segunda língua auxilia no rápido desenvolvimento cerebral. Assim, quanto mais estímulos ela receber, maiores serão as chances de ampliar suas conexões neuronais, facilitando o seu aprendizado”, afirma.
Nesse sentido, quanto mais novo o estudante for, mais aprenderá a segunda língua como se fosse sinônimo da primeira. “Sabe-se que a criança pode ser capaz de falar qualquer idioma”, complementa.
Lucimara explica que alguns estudos científicos mostram que o ideal é a criança aprender outro idioma enquanto aprende a língua materna, ou seja, na infância.
“Na infância, o cérebro se desenvolve em uma velocidade incrível, alcançando o pico máximo de sua atividade aos dois anos, podendo estabelecer até 700 conexões neuronais por segundo. A criança é exposta ao idioma de maneira lúdica, portanto, a aprendizagem acontece de maneira natural”, finaliza.
Postada em 01/04/2021 por Nathalia Maria Pereira Bovi
Jornalistas:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br
Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890