1. Para as escolhas

    + oportunidades

Notícias

Alunos do Ensino Médio participaram da segunda etapa do projeto GAPAT

No dia 28 de setembro, uma turma com 50 alunos do Colégio Ateneu Barão de Mauá - Ensino Médio participou da segunda etapa do projeto GAPAT (Grupo Técnico de Avaliação e Prevenção de Acidentes de Trânsito / Transporte), na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

 

Na ocasião, acompanhados pelas professoras Lila Cury e Solange Esteves, os alunos participaram de palestras, assistiram a vídeos sobre prevenção de traumas causados por acidentes e puderam acompanhar a equipe do projeto pelas alas de trauma e de UTI – Unidade de Terapia Intensiva - do Hospital, com o objetivo de ouvir relatos e verificar as consequências que acidentes causam.

 

“O Projeto é importante para perceberem que a realidade é muito próxima. Da primeira para a segunda etapa nós percebemos uma reação muito positiva, principalmente, pelo número de alunos que tivemos, tanto que prevíamos uma visita – que é aberta para até 50 alunos – e nós estamos com duas visitas agendadas, sendo esta a primeira”, destacou a Profa. Lila Cury.

 

“Achei muito bom participar do projeto, por exemplo, um dos vídeos é um pouco chocante, mas faz com que as pessoas pensem em alguns assuntos, como beber e dirigir, porque quem faz isso não coloca só a própria vida em risco, mas a de outras pessoas também”, explicou a aluna Carolina Alves Silva.

 

“É muito bom poder ter contato com o hospital e com os profissionais que atuam nessa área. Fiquei muito comovido com os exemplos que nos passaram”, disse o aluno Paulo Vinícius Amarante.

 

A coordenadora do GAPAT, Érica Veríssimo, comentou sobre a importância do projeto. “O objetivo é a conscientização quanto à necessidade da prevenção dos acidentes de trânsito. Vindo ao hospital eles tem a oportunidade, única, de visitar a sala de trauma, o centro de terapia intensiva e ocasionalmente conversar com pacientes que tenham sofrido acidente de trânsito, assim podem perceber toda a infraestrutura que é necessária para atender apenas um acidente”, disse.

 

A Dra. Ana Helena Parra Scarpelini trouxe o Projeto, originado no Canadá, após passar uma temporada no país. “Fui morar no Canadá e procurei projetos que fossem interessantes e que não existissem no Brasil, principalmente em Ribeirão Preto. Esse projeto é desenvolvido no Canadá há vários anos e já está acontecendo em vários países, porém não na América Latina, somos os únicos. O projeto consegue agregar vários profissionais da área da saúde e mostrar para os alunos como é dentro do hospital. O aluno vai ver que situações de acidente são reais e acontecem, assim sai do teórico e acrescenta a parte prática”, acrescentou.

 

A terceira etapa do Projeto acontece no dia 1º de outubro, no anfiteatro da Unidade Central do Centro Universitário Barão de Mauá, com a apresentação de toda equipe envolvida no trabalho. Os alunos também apresentarão as atividades que foram realizadas durante o período do Projeto.

 

 

Postada em 29/09/2011 por Ariane Lima



© 2010 Todos os direitos reservados - Ateneu Barão de Mauá   Twitter  Facebook