Em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento (em diversas áreas) e o raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que serão usufruídas tanto na vida pessoal como na profissional. É nesse sentido que a tecnologia ganha espaço nas salas de aula.
Para a professora de Robótica e Letramento Digital do Ateneu Barão de Mauá, Claudia Baldo, a robótica é uma das únicas disciplinas que fornece todos os subsídios para a criança se desenvolver, principalmente, no quesito criatividade.
“A robótica trabalha em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas, resolução de problemas, protagonismo, colaboração, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, além de repertório cultural”, explica.
Ainda, de acordo com a professora, as aulas são pautadas na metodologia do “aprender fazendo”, por meio do trabalho em equipe, do planejamento e da execução de projetos.
“A sala de aula se transforma em um ambiente no qual os alunos sentem-se instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar”, comenta.
AULAS DE ROBÓTICA NO ATENEU
No Ateneu Barão de Mauá, as aulas de robótica compõem a matriz curricular a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Professora Cláudia explica que as atividades são realizadas em grupo, justamente para desenvolver o senso de colaboração e o respeito entre as crianças.
“O fato de todas as atividades serem realizadas em pequenos grupos aprimora a aprendizagem do respeito mútuo e da colaboração, valores fundamentais para o bem-estar em sociedade”, complementa.
Ainda de acordo com a professora, os trabalhos propostos seguem o programa Jornada Z, da empresa Zoom, que visa contribuir com o progresso das linguagens oral e escrita, promover a evolução do pensamento computacional e potencializar o uso de conhecimentos da matemática, da ciência e da tecnologia na resolução de situações-problema.
“Os desafios estão organizados no sentido de propiciar intencionalmente a progressão de aprendizagens relacionadas ao uso de tecnologias tanto nas montagens como na programação de máquinas”, explica.
Ainda dentre as vantagens do ensino de Robótica para crianças, Cláudia destaca o aprimoramento da escrita, a prática da interdisciplinaridade e da organização, além da autonomia.
“Ao desenvolver um projeto robótico, o aluno não mobiliza apenas a matemática ou a física, mas também comunicação adequada e conhecimento em diversas áreas”, diz.
AULAS DE ROBÓTICA DURANTE A PANDEMIA
A pandemia não atrapalhou o ensino de Robótica para os estudantes do Ateneu, segundo Cláudia. “As aulas foram adaptadas para a forma remota, com vídeos e conteúdo, permitindo a participação dos estudantes”, comenta.
Ainda de acordo com a professora, as atividades foram demonstrativas e práticas com materiais reutilizáveis.
“Por meio de jogos de aprendizagem, os alunos desenvolveram conceitos de pensamento computacional e temas trabalhados pelas professoras das disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês”, afirma.
Agora com o ensino híbrido, Cláudia diz que as aulas serão ministradas on-line e presencialmente, mas as atividades em grupo não acontecerão na escola em respeito aos protocolos de segurança.
**As fotos a seguir foram tiradas antes da pandemia**
Postada em 08/02/2021 por Nathalia Maria Pereira Bovi
Jornalistas:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br
Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890