Cerca de 300 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Ateneu têm a oportunidade de fazer parte do Projeto Leitura, uma proposta das pedagogas Nathalia Dias, Flávia Loureiro, Naiara de Souza e Ester Vilas Boas, que visa o incentivo da leitura nas crianças logo nas primeiras fases da vida.
Segundo as professoras, o Projeto é realizado entre as aulas em uma sala que conta com livros, mesas e outros materiais. A atividade consta na escolha de um livro pelos alunos e a realização de um exercício após a leitura.
“Após a escolha do livro, nos sentamos em roda e a história é contada. Geralmente, são feitos comentários pertinentes durante a leitura, chamando a atenção dos alunos para determinadas situações. Ao encerrar, realizamos comentários sobre o livro, desde quem são os personagens, o que aconteceu, até o que podemos aprender com a história”, afirma a professora Ester.
Ainda de acordo com as pedagogas, a proposta tem o intuito de desenvolver o gosto pela leitura desde os primeiros anos, uma vez que esse hábito auxilia no desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.
“Os alunos têm contato com diversos livros adequados de acordo com a faixa etária. Isso possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como a linguagem, a ampliação do vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário”, explica Flávia.
Isolamento social
Mesmo com o isolamento social, o Projeto Leitura continua acontecendo durante as aulas remotas. “Temos solicitado muitos desenhos, textos, dobraduras e músicas para despertar a criatividade do aluno”, comenta Nathalia.
As professoras ressaltam ainda que algumas atividades precisaram ser adaptadas devido ao cenário. Um exemplo disso é a utilização de fantoches durante a discussão sobre o livro, o qual passou a ser acessado em plataformas digitais.
“Por enquanto, não é possível que o aluno escolha o livro para levar para sua casa. Pensando nisso e o quanto a prática da leitura aprimora o vocabulário, estimula o raciocínio e a interpretação, disponibilizamos plataformas digitais para que cada um possa acessar e realizar a leitura em casa”, finaliza Naiara.
Postada em 15/07/2020 por Rogéria Carla Gamba
Jornalistas:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br
Estagiário(a):
Nathalia Bovi / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890